19 de outubro de 2015

A saida de Levy seria um desastre

O ex´presidente Luis Inácio Lula da Silva e o PT insistem no afastamento de Joaquim Levy do Ministério da Fazenda para colocar no seu lugar o ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles.

Só que a presidente Dilma Rousseff não concorda, mesmo porque já teve problemas com o ex-presidente do Banco Central.

Para alguns analistas econômicos, a saída de Joaquim Levy do Ministério da Fazenda seria um desastre para o governo e para o próprio país, além de comprometer o projeto de ajuste fiscal.

O objetivo de Lula e da cúpula do PT é afrouxar o ajuste fiscal já pensando nos votos para as próximas eleições. Só que com Levy no comando da economia seria mais difícil.

O mínimo de credibilidade que o governo ainda tem se deve a presença de Joaquim Levy no Ministério da Fazenda. A presidente Dilma sabe disso e, por esta razão, não pretende afastá-lo agora.

Resta saber se o ministro Joaquim Levy vai resistir toda essa pressão comandada por Lula e pela cúpula do PT. A presidente Dilma Rousseff declarou que a opinião do PT não é a do governo. Enquanto isso, continuam os rumores de o ministro não  está nada satisfeito e pode pedir para sair. Seria um desastre.


Nenhum comentário: