1 de outubro de 2015

Reforma ministerial tem o dedo do Lula

O remanejamento de Jaques Wagner do Ministério da Defesa para a Casa Civil em substituição a Aloizio Mercadante mostra claramente que o ex-presidente Lula está influindo decisivamente na reforma ministerial.

Não é de hoje que Lula vinha pressionando a presidente Dilma Rousseff a tirar Mercadante da Casa Civil para colocar no cargo Jaques Vagner. A presidente resistiu até onde foi possível. Mas a crise política instalada em Brasília acabou por derrubar Mercadante, que não era bem visto pelo PT nem pelo PMDB.

Mercadante pode ir para o Ministério da Educação. Mas não vai com prazer. Vai machucado pela maneira como está sendo alijado da Casa Civil.

Mas a reforma ministerial fortalece um pouco a presidente Dilma Rousseff já que o PMDB terá mais espaço no governo. Consequentemente, soma vai votos para manter os vetos presidenciais e inviabilizar o pedido de impechement da presidente.

Mas a crise não termina com a reforma ministerial.A presidente vai continuar tendo problemas no seu relacionamento com o Congresso Nacional.

Nenhum comentário: