25 de novembro de 2015

Senado mantem a prisão de Delcídio


Por 59 votos a favor, 13 contra e uma abstenção, o Senado referendou a decisão do Supremo Tribunal Federal, que mandou prender o senador Delcídio do Amaral. lider do governo . por estar criando dificuldades nas investigações da Operação Lava Jato.

A votação foi aberta, embora a Mesa do Senado havia decidido que o voto seria secreto. O presidente do Senado, Renan Calheiros, no entanto, preferiu que a decisão fosse do plenario, que acabou pela votação aberta.

A prisão do senador do PT vai continuar rendendo. Não se falou mais no impechement da presidente Dilma Rousseff, nem na cassação do mandado do deputado Eduardo Cunha.

Quanto ao impechement da presidente, já foi dito neste espaço que a oposição não teria os votos necessários para afastá-la do cargo. a não ser com o apoio do PMDB.

Só que os peemedebistas, estrategicamente, não desejam o afastamento da presidente para não assumir o governo com uma herança maldita.

Assumindo o governo com o impechement da presidente, Michel Temer não teria condições de resolver os problemas brasileiros. Ficaria na mesma condição da presidente Dilma: impopular, além de deixar o seu partido sem condições de ganhar as próximas eleições.

O PMDB está pensando nas próximas eleições municipais e em 2018. O impechement da presidente deixou de ser prioridade.

Os tucanos estão na mesma situação do PMDB. Não vão  lutar pelo afastamento da presidente Dilma Rousseff. A estratégia do PSDB é continuar sangrando a presidente até 2018. Consequentemente, o mandato da presidente Dilma Rousseff será preservado.

Quem está na corda bamba é o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha. Ele já não tem o apoio das principais figuras do seu partido, o PMDB. Por isso mesmo corre o risco de perder o mandato, embora quem esteja ainda dando sustentação ao parlamentar peemedebista é a base do governo na Câmara dos Deputados.

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados volta a se reunir na próxima terça-feira para decidir sobre o prosseguimento das investigações contra o deputado Eduardo Cunha.

Mas a prisão do líder do governo no Senado, Delcídio Amaral, por dificultar as investigações da Operação Lava Jato, tomou conta da mídia e parou Brasília. Esqueceram o deputado Eduardo Cunha. Só se fala agora na prisão do parlamentar do PT. Com isso, a crise política se agrava por se tratar de um líder do governo

A prisão do senador do PT foi uma decisão do Supremo Tribunal Federal. ,referendada pelo Senado. As consequências são graves e até mesmo imprevísiveis. 

Nenhum comentário: