21 de agosto de 2017

Sucessão em Minas Gerais

Por enquanto, são seis os postulantes ao governo de Minas nas eleições do ano que vem: o governador Fernando Pimentel, do PT (reeleição); o atual prefeito de Betim, Vittório Medioli, do PHS (pode mudar de partido); o ex-presidente da Assembleia Legislativa, Dinis Pinheiro; o ex-prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, do PSB; o deputado federal Rodrigo Pacheco, do PMDB, e atual presidente da Comissão de Justiça da Câmara dos Deputados; e o deputado federal Júlio Delgado, do PSB.

Há uma especulação de que o governador Fernando Pimentel poderia disputar o Senado, abrindo mão do governo do Estado para o empresário Vittorio Medioli. Mas se isso ocorrer, Pimentel teria que se afastar do cargo de governador seis meses antes das eleições, assumindo a chefia do Executivo o seu adversário Antônio Andrade, vice-governador e presidente do PMDB mineiro.

O ex-deputado Dinis Pinheiro, do PP, tem viajado muito pelo interior para consolidar a sua candidatura ao governo do Estado. Ele poderá ser apoiado pelos tucanos e até mesmo pelo ex-prefeito Márcio Lacerda. Só que o ex-prefeito de BH também é candidato. Mas os dois vão se entender. Lacerda tem problemas com o seu partido, o PSB.

Até a votação da denuncia contra o presidente Michel Temer, o deputado federal Rodrigo Pacheco era tido como forte candidato. Mas na votação da denuncia, no plenário da Câmara, preferiu ficar em cima do muro. Com isso, perdeu força junto aos peemedebistas fieis ao presidente Michel Temer.

O deputado Júlio Delgado, do PSB, também postula o governo do Estado. Mas há quem diga que a sua candidatura é apenas para uma negociação partidária. Ele está atritado com o ex-prefeito Márcio Lacerda. O fato é que a sucessão mineira está indefinida e muita coisa ainda deverá ocorrer em todos os partidos.

PROGRAMA DO PSDB

Comprometedor o programa eleitoral do PSDB exibido pela televisão. Deu a impressão de que o programa foi elaborado por quem é contra o próprio partido. A reação foi muito grande e quem ficou numa situação delicada é o presidente interino da legenda, senador Tasso Jareissati.

SALÁRIO

Uma iniciativa moralizadora da presidente do Supremo Tribunal Federal, Carmen Lucia, ao exigir mais transparência nos salários dos magistrados brasileiros. Ela exigiu dos tribunais estaduais a relação detalhada do salário de seus integrantes.

JUCÁ

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, fez nova denuncia contra o senador Jucá. Mas não deu maiores detalhes porque a denuncia está sob sigilo da justiça. Só não está em sigilo a divulgação da denuncia.

Nenhum comentário: