4 de julho de 2019

Governadores têm pouca influência

Os governadores têm pouca influência junto às bancadas de seus Estados para aprovar a reforma da Previdência. O vinculo maior dos parlamentares é com o governo federal, principalmente no que diz respeito à liberação de obras e de recursos para os seus redutos eleitorais.

É até louvável a iniciativa do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, em trabalhar para que os governadores articulem junto as suas bancadas para incluir na reforma os Estados e municípios.

Mas, provavelmente,  não vai surtir feito. A maior reação parte dos governadores de oposição ao governo do presidente Jair Bolsonaro. Alguns até admitem negociar. Só que os seus partidos são contra. Estão nesta situação os governadores do Nordeste.

Minas, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul defendem a inclusão de seus Estados na reforma federal. Mas eles não tem os votos necessários para aprovar a proposta.

O presidente Jair Bolsonaro já declarou que não fará nenhuma articulação perante os governadores para incluir na reforma os Estados e municípios.  Portanto, está muito difícil aprovar uma proposta que reflita realmente o sentimento da sociedade brasileira.

Nenhum comentário: