16 de agosto de 2020

Paulo Guedes fragilizado

 Por enquanto, o ministro Paulo Guedes deve continuar no cargo, mas está muito fragilizado. Tudo por causa do seu discurso anunciando que alguns ministros trabalhavam para furar o teto de gastos, além de dizer que naquele momento estava ocorrendo uma debandada no seu ministério, com o pedido de demissão de dois auxiliares.

Mas o que mais irritou o presidente Jair Bolsonaro foi Paulo Guedes afirmar que o fim do teto de gastos  poderia se transformar num processo de impeachment. Foi um discurso de estrelismo, ao lado do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, que é um desafeto do presidente Jair Bolsonaro.

Paulo Guedes não ficou bem também com os ministros defensores dos gastos: Walter Braga Netto, ministro-chefe da Casa Civil; Luiz Eduardo Ramos, ministro-chefe da Secretaria de Governo; Rogério Marinho, ministro de Desenvolvimento Regional;  e Onyx Lorenzoni.

Mas a crise continua dentro do governo. A situação do presidente Jair Bolsonaro perante o Congresso Nacional melhorou com a indicação do deputado Ricardo Barros (PP) para líder do governo.Vitor Hugo, que ocupava o cargo, é muito fraco e sem muita experiência.

Nenhum comentário: