19 de agosto de 2020

Rodrigo Maia na contramão

 O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, está na contramão em relação ao governo do presidente Jair Bolsonaro. Com poderes regimentais, Maia tem inviabilizado a aprovação de algumas propostas do governo. Dá a impressão de que é um aliado de Bolsonaro, mas nos bastidores age contrariamente.

O seu reinado como presidente da Câmara dos Deputados vai até principio de fevereiro, quando haverá nova eleição da Mesa. O mesmo Regimento que lhe dá poderes para impedir a inclusão  na pauta de propostas do Executivo  não permite a sua reeleição. Consequentemente, depois de fevereiro será apenas um deputado, sem força política para continuar brigando com o presidente Jair Bolsonaro.

O presidente Jair Bolsonaro, por outro lado, não quer agora um confronto com Rodrigo Maia, por causa dos diversos pedidos de impeachment que se encontram nas mãos do presidente da Câmara dos Deputados. Até fevereiro, Bolsonaro adotará uma postura de  paz e amor em relação a Rodrigo Maia. Depois, a conversa será outra, com a eleição do novo presidente da Câmara dos Deputados, que deverá sair do Centrão.

TETO DE GASTOS

No discurso, as autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário defendem o teto de gastos públicos. Mas na prática trabalham para furá-lo. Ainda agora, o Senado acaba de rejeitar o veto do presidente da República que congelava o salário de servidores. Se a Câmara dos Deputados seguisse o exemplo do Senado, haveria mais despesas,, o que representaria um risco para a manutenção do teto de gastos. Ainda bem que a Câmara dos Deputados, por 316 a favor e 165 vontos, manteve o veto presidencial. Eram necessários 257 votos.

Nenhum comentário: