3 de novembro de 2020

A obstinação de Rodrigo Maia

 É até natural a obstinação de Rodrigo Maia de continuar como presidente da Câmara dos Deputados. Só que a Constituição proíbe que um parlamentar ocupe a presidência da Câmara e do Senado por dois mandatos consecutivos em uma  mesma legislatura. Fora do cargo, Rodrigo Maia perde força e se transforma num parlamentar comum.

A esperança de Rodrigo Maia está numa possível decisão do Supremo Tribunal Federal favorável a mais uma reeleição, numa ação promovida pela cúpula nacional do PTB

Ele continua dizendo que não é candidato, mas é sim. O problema é que ele não tem mais o apoio do Centrão, que hoje está ao lado do governo. A sua estratégia é conseguir o apoio da oposição e de parlamentares governistas não satisfeitos com o governo. Não vai ser fácil.

A situação do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, que tenta também a reeleição, é um pouco diferente. Ele está proibido de disputar a reeleição, mas não é hostil ao governo. Pode até obter votos de senadores governistas. Está dependendo apenas de uma decisão favorável  do STF.

A eleição será no dia primeiro de fevereiro  e tudo indica que o líder do Centrão, Arthur Lira, será candidato com o apoio do Planalto.

Nenhum comentário: