19 de novembro de 2020

Reeleição de Maia e Alcolumbre

 Depois da eleição do segundo turno, no próximo dia 29, a reeleição dos presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre, será o principal assuntos dos parlamentares.

A Constituição, parágrafo 4, do artigo 57, proíbe que um parlamentar ocupe a presidência da Câmara e do Senado por dois mandatos consecutivos em uma mesma legislatura. Estão nessa situação Maia e Alcolumbre.

O Supremo Tribunal Federal ainda não decidiu se é possível ou não a reeleição de Maia e Alcolumbre, numa ação promovida pela cúpula nacional do PTB.

A tendência do STF é deixar que o assunto seja decidido pelas duas Casas do Congresso Nacional. A eleição será no dia primeiro de fevereiro.

A situação de Rodrigo Maia é complicada, porque existe um outro candidato, o deputado Arthur Lira, líder do Centrão, que pode ter o apoio do Planalto. Já o senador Davi Alcolumbre não teria concorrente e o governo não criaria dificuldades para a sua reeleição, ao contrário de Rodrigo Maia, que é um dos mais ferrenhos adversários do atual governo.

Como a eleição em São Paulo, Rio de Janeiro e em Porto Alegre só será decidida no próximo dia 29, os parlamentares vão esperar mais um pouco para voltar a discutir a sucessão no Congresso Nacional..

Nenhum comentário: