11 de agosto de 2021

Voto impresso e impeachment

 Por 229 a  218 votos, a Câmara dos Deputados rejeitou a emenda constitucional que estabelecia o voto impresso nas eleições do ano que vem. Para sua aprovação, eram necessários 308 votos. Dos 53 deputados mineiros, 26 votaram pelo "sim" e 18 pelo "não".

Esse resultado é uma indicação de que a oposição, vitoriosa, ainda não tem os votos para aprovar um possível pedido de impeachment do presidente Jair Bolsonaro. Precisaria também de 308 votos.

O deputado mineiro Aécio Neves, que perdeu para Dilma Rousseff na eleição presidencial e que na época criticou o atual sistema eleitoral, se absteve de votar, alegando a polarização política.

O voto impresso, defendido pelo presidente Jair Bolsonaro, está sepultado, mas é possível que o Congresso ainda faça algumas mudanças na legislação eleitoral.  O distritão foi derrubado e aprovada  a volta às coligações partidárias . O cenário político, agora, pode melhorar um pouco. 

 A rejeição da emenda do voto impresso mostrou que o presidente Jair Bolsonaro precisa mudar a sua postura. A sua maior defesa seria ficar calado, evitando o conflito com os demais Poderes.

FILIAÇÃO DE MAIA

O ex-presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, que foi expulso do DEM, ainda continua sem partido. Eleito por uma base conservadora do Rio de Janeiro, ele tem dificuldades em encontrar espaços em outras legendas. Atualmente, é um opositor ferrenho do presidente Jair Bolsonaro.

Nenhum comentário: