16 de agosto de 2021

Impedir a reeleição de Bolsonaro?

 Parece que a estratégia da oposição é impedir a reeleição do presidente Jair Bolsonaro nas eleições do ano que vem, através de recursos que poderiam ser acatados pelo TSE ou STF , onde existem inquéritos contra Bolsonaro. Ele seria considerado inelegível por decisão da Justiça Eleitoral para a próxima eleição presidencial, segundo garantem alguns oposicionistas.

Impeachment está descartado, porque a oposição não tem 308 votos para afastar o presidente Jair Bolsonaro. Mas via Justiça Eleitoral seria possível, com base no relatório da CPI da Pandemia, onde a oposição tem uma maioria de 7 a 4 votos. Esse relatório será contestado pelos governistas, através de um outro relatório alternativo.

Será, portanto, um debate político e não jurídico visando a sucessão presidencial. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, estava certo quando criticou a decisão do STF ao determinar a sua instalação. Pacheco, na ocasião, disse que a instalação da CPI iria precipitar a antecipação da campanha sucessória presidencial. E é o que está ocorrendo atualmente. Infelizmente.

Nenhum comentário: