28 de dezembro de 2022

Haddad e Simone vão se dar bem?

 Até agora o PT tem predominância no futuro ministério do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. Os dois principais ministérios, Fazenda e Desenvolvimento Social, serão ocupados por petistas.

A incógnita, na composição do novo governo,  era é a senadora peemedebista Simone Tebet. Ela apoiou Lula no segundo turno e reinvidava o ministério de Desenvolvimento Social onde haverá muita grana. O PT reagiu e o presidente Lula acabou indicando o ex-governador do Piaui.

Simone acabou aceitando o Ministério do Planejamento. Resta saber se ela vai se dar bem com Fernando Haddad. Ambos são postulantes à presidência da Republica em 2026.

Mas é bom esclarecer que o maior adversário de Simone não é o PT. É o senador do seu próprio partido, Renan Calheiros. Nos bastidores, ele teria conspirado contra a pretensões de Simone.

Outro possível problema do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o vice-presidente Geraldo Alckmin, que irá ocupar o ministério da Industria e Comercio. 

Como vice, Alckmin tem apenas a missão de substituir o titular do cargo. Mas como ministro ele fica subordinado ao presidente. Só que em caso de demissão, o seu afastamento, provavelmente,  provocaria uma crise institucional. 

Por aí se vê que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, antes mesmo de assumir o governo, vem enfrentando muitos problemas.

Nenhum comentário: