22 de dezembro de 2022

Quem saiu ganhando com a PEC Fura Teto?

 O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva queria a PEC da Transição ou PEC Fura Teto por quatro anos para pagar o Bolsosa Familia. Mas o Senado reduziu para dois anos e a Câmara dos Deputados fixou em um ano.

Já o Supremo Tribunal Federal decidiu pela inconstitucionalidade do orçamento secreto que era defendido pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, enquanto o presidente eleito Lula era contra.

Só que a Câmara dos Deputados incorporou à PEC do Fura Teto os 19,4 bilhões do orçamento secreto, através de novos critérios de distribuição das verbas parlamentares.

O fato é que o relacionamento entre o presidente Lula e o presidente da Câmara ficou um pouco estremecido e vai respingar na reeleição de Arthur Lira.

A eleição será em fevereiro quando já estará no exercício da presidência  Luiz Inácio Lula da Silva. O problema é que o governo não tem um candidato em condições de derrotar o deputados Artur Lima, mas tem a caneta para incomodar o atual presidente da Câmara dos Deputados.

A PEC Fura Teto foi promulgada. Aparentemente, uma vitoria de Lula e Lira. Só que o presidente eleito, a partir de fevereiro, vai enfrentar um Congresso Nacional mais fortalecido em termos de oposição. A previsão é de radicalização.

Nenhum comentário: