6 de setembro de 2007

Empurrar Hélio Costa à prefeitura de BH

Há uma articulação política para empurrar o ministro Hélio Costa, das Comunicações, como candidato à prefeitura de Belo Horizonte nas eleições do ano que vem. Seria menos atropelo para o prefeito Fernando Pimentel, que postula o governo do Estado em 2010, tendo em vista que Hélio Gosta gostaria também de ser o sucessor do governador Aécio Neves. Dessa articulação, provavelmente, participaria o governador Aécio Neves, que, nos bastidores, trabalha para que Fernando Pimentel seja o candidato à sua sucessão. Aécio e Pimentel estão bem afinados politicamente.





O PSDB, em princípio, já decidiu que não terá candidato próprio ao governo do Estado em 2010. Vai priorizar a eleição de Aécio Neves como candidato à presidência da República. É possível até que os tucanos não tenham candidato próprio à sucessão de Pimentel. Toda a articulação política é comandada pelo governador Aécio Neves.



O ministro Walfrido dos Mares Guia é outro postulante ao governo do Estado em 201o. A sua possível candidatura é um complicador para o prefeito Fernando Pimentel e para o ministro Hélio Costa. O presidente Lula será peça importante na decisão sobre a sucessão mineira, porque todos esses candidatos fazem parte da sua base de sustentação política. Há de acrescentar ainda que o ministro Patrus Ananias é outro nome para a disputa do governo do Estado ou da prefeitura de BH. Por aí se vê que o quadro sucessório ainda é de absoluta indefinição.

Nenhum comentário: