20 de setembro de 2007

Lula diz que sem a CPMF ninguém governa

Para o presidente Lula, o prioritário é aprovação da prorrogação da CPMF até 2011, com Renan Calheiros presidindo ou não o Senado. Ele chega a dizer que ninguém conseguiria governar sem a CPMF. O que o governo quer mesmo é a grana da CPMF, que no ano que vem pode chegar a 38 bilhões. Uma parte desse dinheiro vai para o Bolsa Família, garantindo assim os votos para um possível terceiro mandato do presidente Lula.
A emenda que prorroga a CPMF foi aprovada ontem em primeiro turno pela Câmara dos Deputados. Ela terá que ser votada em mais um turno na Câmara e no Senado onde a resistência é maior.
A CPMF, que foi instituida provisoriamente em 93 para injetar recursos na área de saúde, está se transformando numa contribuição definitiva. Se for prorrogada até 2011, ela estará completando 13 anos de existência. Parece até brincadeira.
Quanto à situação do senador Renan Calheiros, parece que a estratégia do governo é esperar pelo desenvolvimento da crise no Senado. Uma licença do senador alagoado da presidência do Senado seria uma boa solução para o governo, porque não correria o risco de uma nova eleição. Assumiria a presidência da instituição o primeiro vice-presidente Tião Viana, do PT. Só que Renan não admite falar em licença ou renuncia.

Nenhum comentário: