30 de setembro de 2007

Lula é refém de Renan?

O presidente Lula quer o PT votando com Renan Calheiros, ou seja, mantendo o senador alagoano na presidência do Senado e contra a cassação do seu mandato.

Lula sabe que sem o apoio do PMDB, o governo fica muito vulnerável no Senado. O melhor exemplo foi a derrubada da Medida Provisória 377, que criava a Secretaria de Planejamento de Longo Prazo. A oposição - apenas ela - não teria condições de derrotar o governo. A rebelião teria partido de senadores peemedebistas mais ligados a Renan Calheiros. E por qual motivo? Por falta de solidariedade por parte do governo e do PT ao presidente do Senado .

A rejeição da Medida Provisória 377 foi interpretada como um recado do grupo de Renan ao governo de que sem o apoio do PMDB nada passa no Senado. Há quem diga mesmo que o governo ficou refém do senador Renan Calheiros. É possível. Mas o governo tem condições de reverter essa situação no Senado. Basta atender às postulações dos peemedebistas. Na Câmara o governo não teve problemas para aprovar em primeiro turno a emenda constitucional que prorroga a CPMF até o ano 2011. O combustível foi a liberação de 60 milhões de emendas parlamentares, além de uma maior participação do PMDB no governo. É dando que se recebe.

Nenhum comentário: