27 de dezembro de 2008

Alianças dependem do candidato

Enquanto não for definido o candidato tucano na sucessão presidencial de 201o, fica difícil realmente falar em alianças partidárias. O presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra, já declarou que o prioritário agora é consolidar uma possível aliança do seu partido com o DEM e o PPS.

Só que os tucanos entre os governadores José Serra e Aécio Neves ainda não decidiram quais dos dois será o candidato à sucessão do presidente Lula. Se for o governador de São Paulo fica mais fácil uma aliança do PSDB com o DEM, já que a principal liderança dos democratas hoje é o prefeito Gilberto Kassab, que está muito afinado com José Serra.

Mas se os tucanos optarem pelo nome do governador Aécio Neves, a situação muda um pouco. O governador de Minas tem bom trânsito em outros partidos, sendo que um deles, o PMDB, já até lhe ofereceu a legenda para ser o candidato. Aécio tem também bom relacionamento com o PSB.

Mas é preciso que o PSDB defina o nome do candidato. O assunto, no entanto, só será discutido no segundo semestre de 2009, conforme garantiu o presidente da legenda, senador Sérgio Guerra. Escolhido o candidato, este, sim, será o responsável direto pelas articulações para a formação de alianças partidárias.

Nenhum comentário: