5 de dezembro de 2008

Os postulantes ao governo de Minainis

Entre os partidos políticos, ainda não há uma movimentação em torno dos possíveis candidatos ao governo de Minas em 2010. Ainda é um pouco cedo. Mas a partir do ano que vem, o quadro muda. A movimentação será muito grande.

Até o momento, são três os postulantes à sucessão do governador Apecio Neves: o prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel, e os ministros Patrus Ananias e Hélio Costa. Os dois primeiros vão brigar dentro do PT para ser o candidato do partido.

Já o ministro Hélio Costa, das Comunicações, se apresenta como candidato do PMDB. Ele praticamente não tem concorrente dentro do seu partido.

Fora esses três candidatos, não existe outro nome, no momento, capaz de sensibilizar o eleitorado.

O apoio do governador Aécio Neves a um desses três candidatos será quase decisivo. A sua afinidade administrativa e política com o prefeito Fernando Pimentel vai pesar muito na hora da decisão. Tudo indica que Aécio ficará com Pimentel.

O problema todo é o PT, já que o partido tem outro postulante ao governo do Estado, que é o ministro Patrus Ananias. O quadro sucessório, portanto, ainda é de indefinição.

Nenhum comentário: