2 de dezembro de 2008

Serra e Aécio, um difícil entendimento

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso esteve ontem reunido com o governador Aécio Neves. A preocupação de FHC é com a unidade do partido na sucessão presidencial de 2010, tendo em vista que dois candidatos postulam o cargo: os governadores de Minas, Aécio Neves, e o de São Paulo, José Serra.

Só que nenhum deles abre mão de ser o cabeça de chapa, o que dificulta um entendimento. Aécio vem defendendo a realização de prévias para a indicação do candidato. Em outras palavras, não quer uma indicação de cúpula.

Em outra ocasião, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso chegou a sugerir Serra como cabeça de Chapa e Aécio como vice. Isto significa que a preferência do ex-presidente é pelo nome do governador de São Paulo.

Resta saber quem detém o controle do PSDB em nível nacional. Há quem diga que José Serra é majoritário dentro do diretório nacional. Mas se Aécio defende a realização de prévias é porque tem a convicação de que as bases do partido estão com ele.

Nos bastidores da política mineira, o que se comenta é que um entendimento entre Serra e Aécio só será possível se um deles abrir mão de ser o cabeça de chapa, o que está difícil neste momento.

Há uma outra especulação de que Aécio poderá disputar o Senado em 2010 com o compromisso do governador de São Paulo de apoiá-lo na sucessão presidencial de 2014. Em política, tudo é possível quando está em jogo o poder.

Nenhum comentário: