11 de dezembro de 2008

Pimentel perde poder prestigiado

O prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel, deixa o cargo no fim deste mês, passando o comando da municipalidade para o prefeito eleito Márcio Lacerda.

Consequentemente, Pimentel perde a força do poder, mas continua prestigiado. Continuará sendo uma das principais lideranças do PT em Minas, juntamente com o ministro Patrus Ananias. Ambos postulam o governo de Minas em 2010.

Ainda é incerto o destino político do prefeito Fernando Pimentel. Especula-se que ele poderá ser convocado pelo presidente Lula para participar do ministério, como ministro do Turismo.

Se não for para Brasília, ele terá assento em qualquer secretaria no governo de Aécio Neves. Ninguém tem dúvida disso. Mas teria problemas com o seu partido, o PT.

Especulou-se também que Pimentel poderia comandar a Agencia de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte, a ser criada pelo governo do Estado, conforme estabelece projeto em tramitação na Assembléia Legislativa.

Percebendo isso, a bancada do PMDB negociou uma emenda com o vice governador Antônio Anastasia estabelecendo uma querentena de 24 meses para qualquer ex-prefeito ocupar o comando da referida agência. Com isso, Pimentel estaria impedido de comandar essa nova instituição.

Só que a Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana ficará subordinada à Secretaria Regional de Políticas Urbanas, atualmente ocupada pelo secretário Dilzon Melo. Basta o governador nomear Pimentel para esta pasta para que ele, Pimentel, passe a ter o controle da da referida agência e, consequentemente, dos 34 prefeitos da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Mas por enquanto - é bom que se diga - é pura especulação. Nada de oficial.

Nenhum comentário: