23 de dezembro de 2008

Novo prefeito terá problemas políticos

A indicação de um técnico para a Secretaria do Governo é a constatação de que o novo prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, quer dar à sua administração um perfil eminentemente tecnico. Consequentemente, terá problemas políticos no seu relacionamento com a Câmara Municipal.



Aliás, o prefeito eleito já está tendo esse tipo de problema ao indicar para presidir o Legislativo Municipal a vereadora Luiz Ferreira, do PPS. A indicação só deveria ter sido oficializada depois de uma articulação junto aos vereadores da base governista. Faltou, portanto, o articulador político, que, de um modo geral, é exercido pelo secretário de Governo.



Para contornar os problemas políticos que vão surgir naturalmente, o prefeito Márcio Lacerda terá que socorrer ao seu vice, Roberto Carvalho, que é político, e ao secretário Mario Assad Junior, que herdou do seu pai, o ex-deputado Mário Assad, toda sabedoria política.



Resta saber se o governador Aécio Neves e o prefeito Fernando Pimentel, responsáveis pela candidatura de Márcio Lacerda, estão de acordo com o perfil técnico que o novo prefeito pretende dar à administração municipal.



É claro, que estão de acordo. Uma administração eminentemente política criaria problemas políticos para os dois, que têm projetos bem definidos para 2010.

Nenhum comentário: