15 de maio de 2012

Candidato de oposição tem de fazer oposição


Para ser candidato de oposição na sucessão presidencial de 2014, o senador tucano Aécio Neves precisa fazer oposição ao governo da presidente Dilma Rousseff. Em Minas, ele dá sinais de que esse é o caminho.  Mas no plano nacional, quem tem se destacado como oposicionista é o senador Álvaro Dias, líder do PSDB.  ´Só que ele não é candidato à sucessão da presidente Dilma Rousseff.


A porta, portanto, está aberta para o senador Aécio Neves. Não existe outro nome capaz de concorrer com Dilma Rousseff, que, naturalmente, será candidata à reeleição. O ex-presidente Lula dificilmente entrará na disputa por causa de sua doença.

Mineiramente, Aécio Neves tem evitado radicalizar desde já a sucessão presidencial. Sabe que a sucessão presidencial passa inicialmente pelas eleições municipais deste ano. Por isso mesmo, quer estruturar o seu palanque em Minas Gerais.

Não é à toa que Aécio tem feito importantes articulações sobre a eleição em Belo Horizonte. Não deseja, por exemplo,  que o vice do PT na chapa da reeleição do prefeito Márcio Lacerda seja um elemento capaz de prejudicar o seu projeto político de chegar à presidência da República.

Outra preocupação do senador mineiro é com o projeto político do prefeito Márcio Lacerda. Reeleito, o atual prefeito seria candidato ao governo de Minas em 2014 ou apoiaria uma possível candidatura do ministro Fernando Pimentel?

Entre Aécio e Dilma, como se posicionaria Márcio Lacerda na sucessão presidencial? Tudo isso, obviamente, está sendo avaliado pelo senador Aécio Neves.



Nenhum comentário: