29 de maio de 2012

O julgamento do mensalão

O ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva nega a versão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal ,de que ele tentou pressionar pelo adiamento do julgamento do mensalão.

O ministro, no entanto, confirma que o ex-presidente tentou interferir no processo, durante um encontro no escritório do ex-ministro Nelson Jobim.

Resta saber quem está falando a verdade.Lula nega a interferência e Gilmar Mendes confirma . O episódio, por outro lado, fará com que o julgamento seja realizado antes das eleições deste ano, provavelmente em agosto.

O seu adiamento para depois das eleições ficaria muito mal para o Supremo Tribunal Federal e daria a impressão de que a suposta interferência do ex-presidente Lula prevaleceu.

A oposição, representada pelo PSDB, DEM e PPS, pediu à Procuradoria Geral da República para investigar o ex-presidente Lula. Os oposicionistas afirmam que Lula pode ter praticado três crimes tipificados no Código Penal: tráfico de influência, corrupção ativa e coação no curso do processo judicial.

A temperatura política em Brasília esquentou muito.

Nenhum comentário: