5 de novembro de 2012

PT e PMDB unidos pragmaticamente

Ninguém tira do PMDB a vice na chapa da reeleição da presidente Dilma Rousseff em 2014. A eleição municipal consolidou a aliança pragmatica entre o PT e o PMDB para a próxima sucessão presidencial e empurrou o PSB do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, para uma aproximação mais efetiva com o presidenciável Aécio Neves.

Entre PT e Aécio Neves, o governador Eduardo Campos optaria por uma aliança com o senador mineiro.O que pode segurar um pouco o posicionamento do governador pernambucano é a presidente Dilma Rousseff com quem Eduardo Campos mantem um bom relacionamento.

O presidente do PSB já declarou que não tem qualquer problema com  a presidente Dilma. O problema todo é o PT e ele sentiu na própria carne na eleição municipal com a interferência direta do ex-presidente Lula ao lançar um candidato petista em cima do prefeito eleito do Recife, Geraldo Júlio, do PSB.

No caso do PMDB, Dilma Rousseff não tem outra saida senão manter Michel Temer como seu vice na reeleição de 2014. É uma aliança pragmática e não ideológica. Se  optar por um outro nome fora dos quadros do PMDB, ela perderia o apoio político dos peemedebistas e colocaria o PT no isolamento. A sua reeleição, por isso mesmo, correria risco.

Nenhum comentário: