16 de setembro de 2013

O PMDB é o mais cobiçado

O PMDB é o partido mais cobiçado pelos presidenciáveis. A presidente Dilma Rousseff tudo fará para manter a aliança com os peemedebistas na sua reeleição.

Também o tucano Aécio Neves articula bem para obter o apoio do PMDB. Mas se não for possível, em alguns Estados, Aécio racha a legenda, principalmente em Minas onde vários deputados peemedebistas apoiam o governador Antônio Anastasia.

No caso da presidente Dilma Rousseff, a tendência da cúpula do PMDB é apoiá-la, dependendo, naturalmente, da indicação do vice. Se Michel Temer for mantido na vice, não haverá maiores problemas.

Mas o que se observa neste momento é uma desconfiança mútua. Nem o PMDB confia no governo do PT nem este confia no PMDB. Aí é que entra o trabalho de articulação do senador Aécio Neves.

Com relação ao governador de Pernambuco, Eduardo Campos, o seu espaço em termos partidários está muito curto como candidato presidencial. Mas entre Dilma e Aécio, a tendência do governador pernambucano é ficar com o senador mineiro. Os dois estão bem afinados.

Mas ainda é muito cedo para uma melhor avaliação sobre o quadro sucessório presidencial. Vai depender muito do desempenho da economia.

Nenhum comentário: