1 de outubro de 2016

PT é o grande perdedor

Nas eleições municipais deste domingo, o grande perdedor será o PT. O partido só está bem no Acre. Nas principais cidades brasileiras, o Partido dos Trabalhadores terá um fraco desempenho. É o reflexo dos escândalos ocorridos nos governos petistas de Lula e Dilma.

Não vai ser fácil a recuperação de sua credibilidade perante a opinião pública. O partido não tem mais o controle das ruas. A sua principal liderança, que é ainda o ex-presidente Lula, gradativamente, vai perdendo força eleitoral pelo seu envolvimento na Operação Lava-Jato.

O difícil, neste momento, é apontar o vitorioso nas eleições de amanhã. Os grandes partidos como o PSDB e PMDB estão também desgastados. Dos atuais governadores, o único que se pode considerar vitorioso é Geraldo Alckimin, de São Paulo, com o seu candidato à prefeitura da capital paulista, João Doria, líder nas pesquisas.

O resultado das eleições municipais vai mostrar a necessidade de uma profunda reforma política, envolvendo também mudanças na legislação eleitoral.

Nenhum comentário: