17 de maio de 2017

A condenação será muito desgastante

Se for condenado pelo juiz Sérgio Moro, da Lava-Jato, o que poderá ocorrer a partir do dia 20 do próximo mês, o ex-presidente Lula sofrerá um grande desgaste perante a opinião pública.

Ainda que a possível condenação não seja definitiva, porque caberá recursos, a situação do ex-presidente fica muito complicada dentro do seu projeto político de entrar na disputa presidencial em 2018.

Mas uma coisa é certa: condenado , o ex-presidente Lula não será preso e o seu julgamento em última instância  vai demorar. É possível que fique para depois das eleições do ano que vem.

Resta saber se o ex-presidente irá mesmo para a disputa presidencial em 2018. Vai depender muito da crise política e da situação econômica do País.

Economicamente, o País melhorou um pouco, mas vai depender muito das reformas em discussão no Congresso Nacional.

Politicamente, a tendência é uma radicalização maior, o que dificulta um entendimento nacional, que seria importante para o País.

Outro problema é o julgamento da chapa Dilma Temer pelo Tribunal Superior Eleitoral. O processo, já liberado pelo relator, que pede a cassação da chapa, começa a ser examinado pelo plenário a partir do próximo dia 6.

A situação do presidente Temer se agravou depois da notícia do jornal Globo de que o dono da JMS.gravou uma conversa pela qual Temer teria dado aval para silenciar Eduardo Cunha.

Nenhum comentário: