9 de abril de 2020

Bolsonaro e Mandetta agora se entendem

O presidente Jair Bolsonaro continua prisioneiro do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal e, agora, do seu ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

No Congresso Nacional, não consegue aprovar as suas principais propostas e no STF tem sofrido críticas para causa de sua atuação no combate ao coronavírus.

Bolsonaro está em permanente conflito com o seu ministro Luis Henrique Mandetta. O presidente defende o isolamento vertical, enquanto Mandetta não abre mão do isolamento horizontal.

O ministro quase foi demitido, mas o presidente acabou por mantê-lo no cargo, por falta de condições políticas para exonerá-lo. A sua demissão seria desastrosa para o governo, já que Mandetta tem  o apoio da cúpula do Congresso Nacional, do Judiciário e dos governadores.

Resta saber como será o relacionamento entre Bolsonaro e Mandetta daqui para frente. Não vai ser fácil, porque a ferida não será cicatrizada a curto prazo. Os dois se reuniram e  estão bem agora.. O que estava faltando mesmo era um entendimento para combater o maior inimigo, que é o coronavírus.

Em seu pronunciamento pela televisão e rádio, Bolsonaro não radicalizou. Pelo contrário, foi sereno e deixou para os governadores a responsabilidade sobre o isolamento horizontal. Já o ministro Mandetta chegou a dizer que tudo será feito pelo comando do presidente Bolsonaro.

GILMAR

O magistrado só deve falar no processo. O ministro Gilmar Mendes, do STF, é uma das poucas exceções.

OPOSIÇÃO

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, é um dos maiores opositores ao presidente Jair Bolsonaro, juntamente com o governador de São Paulo, João Dória.

PERGUNTA

Quem está politizando o coronavírus?


Nenhum comentário: