18 de abril de 2020

Bolsonaro se aproxima do Centrão

O presidente Jair Bolsonaro e o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, partiram para o ataque. Não se entendem mais. Radicalizam. Não é só por causa da demissão do ministro da Saúde e do projeto de socorro aos Estados.

O que está em jogo é Poder. E tudo começou na eleição para presidente da Câmara dos Deputados. O eleito, Rodrigo Maia, não era o candidato do presidente Jair Bolsonaro.

Só que Bolsonaro não tinha candidato em condições de derrotar Rodrigo Maia. Teve que aceitar "pacificamente" a eleição do atual presidente cujo mandato termina em fins de janeiro.

Maia já trabalha para ser novamente eleito. Bolsonaro, por sua vez, trabalha para derrotá-lo.

Desde que assumiu a presidência da Câmara, Rodrigo Maia tem dificultado a aprovação de projetos de interesse do governo, inviabilizando muitos deles.

Com a crise do coronavírus, Maia passou a apoiar abertamente o ministro da Saúde demitido, que estava em conflito com Bolsonaro por causa do isolamento social.

Agora, Bosonaro acusa Maia de querer quebrar o governo federal com o projeto de socorro aos Estados, além de querer derrubá-lo do governo. Maia respondeu também com muitas críticas ao  presidente.

O impasse está criado. A conciliação está longe de ser concretizada. Avançaram demais. Bolsonaro tenta se aproximar do Centrão, com o objetivo de impedir a reeleição de Rodrigo Maia em fevereiro do ano que vem. 

Se não conseguir a reeleição, Rodrigo Maia se transforma num simples parlamentar.Perde força, porque está sem o Poder.




Nenhum comentário: