10 de abril de 2020

Fritura política sempre existiu

A fritura política sempre existiu. Ela ganhou maior projeção por causa do conflito entre o presidente Jair Bolsonaro e o seu ministro Luiz Henrique Mondetta, da Saúde, no debate ao coronavírus. Bolsonaro defendendo o isolamento vertical, enquanto o ministro sugerindo o isolamento horizontal.

Agora, surge uma nova fritura política, ou seja, o ministro  Onyx Lorenzoni, numa conversa com o deputado federal Osmar Terra, dizendo que se fosse o presidente demitiria o ministro da Saúde.

Em todos os governos, a briga política sempre existiu. Cada um querendo ocupar ou aumentar o seu espaço no governo.

Só que essas frituras políticas ocorrem num momento em que o Pais está em crise por causa do inimigo comum, que é o coronavírus. Deveria haver mais humildade e unidade. Infelizmente, isso não ocorre. Estão politicando o virus.

VICE

Na disputa pelo Poder, já foi dito neste espaço que em política o vice, em muitos casos, sempre foi um conspirador contra titular do cargo.  Só não podemos é  generalizar.

Marcos Maciel, por exemplo, foi um vice leal do presidente Fernando Henrique Cardoso, o mesmo ocorreu com o vice de Lula, José Alencar, entre outros.

Mas os presidentes que cairam tiveram a participação de seus vices. Temos casos de vices de prefeitos e de governadores que conspiram contra os titulares dos cargos. É o que chamaríamos de obsessão pelo Poder.

SOCORRO

O projeto de socorro aos Estados, em tramitação na Câmara dos Deputados, custaria ao Tesouro mais de 222 bilhões de reais. A proposta é defendida pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, que, neste momento, é o maior opositor do governo de Jair Bolsonaro.
Ele quer salvar os Estados, mas enfraquecendo o governo federal.

Nenhum comentário: