2 de fevereiro de 2021

Bolsonaro mais aliviado no Congresso Nacional

 Por maioria absoluta de votos - 302 a 145 - o deputado Arthur Lira, apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro, foi eleito presidente da Câmara dos Deputados, derrotando o peemedebista Baleia Rossi, que foi uma indicação do ex-presidente Rodrigo Maia.

A eleição de Lira para a Câmara e Rodrigo Pacheco para o Senado afasta qualquer tentativa de um processo de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro. Outra consequência: as propostas do governo, como as reformas tributária e administrativa deverão avançar no Legislativo, aliviando um pouco o governo no Congresso Nacional.

O novo presidente da Câmara dos Deputados, em seu discurso, prometeu democratizar as decisões do Legislativo, sem qualquer discriminação partidária.

Um dos seus primeiros atos foi anular a votação para os demais cargos da Mesa Diretora por julgar ilegal a inscrição do PT no bloco de Baleia Rossi após o horário limite. O ex-presidente Rodrigo Maia havia determinado a inscrição do PT no bloco de Rossi.

O grande derrotado foi o ex-presidente Rodrigo Maia com o seu candidato Baleia Rossi. Ele peitou abertamente o Planalto e indicou o seu candidato sem ouvir o seu próprio partido, o DEM. Resultado: não teve o apoio do partido e ficou isolado. Em seu discurso de despedida se emocionou e chorou. Fim de um reinado melancólico.

Nenhum comentário: