10 de fevereiro de 2021

Governador Doria se isola no PSDB

 O PSDB sempre foi forte em São Paulo, com Fernando Henrique Cardoso presidente da República e com Geraldo Alckmin governador. Nos demais Estados o partido era fraco. Minas não tanto por causa da eleição de Aécio Neves para governador do Estado.

Em São Paulo, o PSDB continua forte. Ganhou a última eleição com Bruno Covas para prefeito e ainda tem como governador João Doria.

A eleição para a presidência da Câmara dos Deputados, no entanto,  mostrou claramente que os tucanos estão divididos. O governador João Doria investiu na eleição do peemedebista Baleia Rossi para derrotar o candidato do presidente Jair Bolsonaro, Arthur Lira, líder do Centrão. Não teve êxito e atribui a sua derrota a uma articulação do deputado Aécio Neves para eleger Arthur Lira.

Se julgando o dono do partido, Dória pediu a desfiliação de Aécio Neves do PSDB, cuja executiva nacional, anteriormente, já havia decidido pela permanência do parlamentar no partido. Houve reação à proposta do governador de São Paulo e nada mudou em relação a permanência ou não do parlamentar mineiro  no ninho do tucano.

O que se observa neste momento é o governador João Doria caminhando para o isolamento  dentro do PSDB, porque o partido só é forte em São Paulo. Nos demais Estados, principalmente em Minas e Rio Grande do Sul, o partido não dá carta branca para Dória disputar a presidência da Republica em 2022.

Ele queria ser o presidente da legenda, a partir de maio, para articular o seu nome como candidato à sucessão do presidente Jair Bolsonaro. Mas falta-se apoio, até mesmo dentro da bancada na Câmara dos Deputados.

A crise no PSDB, provocada pelo governador de São Paulo,  enfraquece o partido e fortalece cada vez mais o presidente Jair Bolsonaro caso ele venha a disputar a reeleição em 2022.


Nenhum comentário: