19 de abril de 2021

CPI da pandemia sem consenso

 A oposição tem maioria na CPI da pandemia, mas não há consenso quanto aos rumos das investigações. O senador Renan Calheiros, como relator, deve apresentar um relatório condenando o governo. Mas se isso ocorrer, o senador Ciro Nogueira já anunciou que será apresentado um relatório alternativo.

Na realidade, o que está em jogo são as eleições presidenciais do ano que vem. A oposição vai insistir na criminalização do presidente Jair Bolsonaro, que é candidato à reeleição. O objetivo, portanto,é deixá-lo em situação delicada perante a opinião pública.

Lula seria o concorrente de Jair Bolsonaro? É possível que sim, já que o STF limpou a sua ficha e ele está livre para entrar na disputa presidencial.

O problema todo é que Lula não é mais consenso entre os diversos partidos de oposição. Ciro Gomes, do PDT, que também é um postulante, tem criticado muito o ex-presidente.

Se não surgir um outro nome, haverá uma polarização agressiva entre o presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, do PT. Ninguém tem dúvida disso. A CPI da pandemia vai apenas antecipar o debate sobre a sucessão presidencial. Ela será instalada no próximo dia 27, quando deverão ser eleitos o presidente, o vice e o relator.

Nenhum comentário: