25 de março de 2007

Uma maioria pragmática


Ò sepultamento da CPI do Apagão Aéreo pela Câmara dos Deputados mostra claramente que o governo construiu efetivamente uma ampla maioria no Legislativo. Mas é uma maioria pragmática e não muito confiável. Vota com o governo recebendo alguma coisa, ou seja, é dando que se recebe. É o caso do PMDB, que passou a fazer parte da base do governo no Congresso Nacional e ganhou cinco ministérios. O PDT seguiu o exemplo do PMDB e terá o ministério do Trabalhol, a ser ocupado pelo deputado Carlos Lupi(foto ao lado) .Alguns parlamentares pedetistas chegaram a apoiar a criação da CPI do Apagão Aéreo. Depois voltaram atrás pelos acenos do governo de que o partido terá mesmo um ministério. Os demais partidos da base do governo adotam o mesmo procedimento. Ninguém dá apoio de graça. Cada um tem o seu preço. O mais alto foi o do PMDB, pelo tamanho de sua representação nas duas casas do Congresso Nacional, Câmara e Senado.Essa é a política que predonomina hoje no relacionamento entre o governo e a maioria dos parlamentares: é dando que se recebe. E isso não é bom para o País.
EFEITO CASCADA
O aumento de 26,49% para os parlamentares federais beneficiará também os deputados estaduais e vereadores por causa da vinculação salarial. O estadual ganha 75% do que recebe um parlamentar federal. ''E o chamado efeito cascata.
WALFRIDO
O deputado petebista Arlen Santiago não tem dúvida de que o ministro Walfrido Mares Guia deseja disputar o governo de Minas em 2010.
PTB
O PTB de Minas está sendo reestruturado em todo o Estado. 'E um partido que pode abrigar o governador Aécio Neves para concorrer à presidência da República em 2010. É a opiniáo de um parlamentar petebista.

Nenhum comentário: