20 de março de 2007

Walfrido X Pimentel











A nomeação de Walfrido Mares Guia para o Ministério de Relações Institucionais fortalece o projeto político do governador Aécio Neves de disputar a presidência da República em 2010. Como mineiro, Walfrido não se insurgiria contra uma candidatura minera ao Planalto. Ainda mais que é amigo do governador.
A nomeação de Walfrido, por outro lado, só não é boa para o prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel, que é candidato ao governo do Estado, tendo em vista que o novo coordenador político do presidente Lula é também um postulante à sucessão do governador Aécio Neves.
Entre Walfrido e Pimentel, qual seria o posicionamento do governador Aécio Neves? Difícil, neste momento, fazer qualquer previsão. Sabe-se apenas que a estratégia de Aécio era apoiar Pimentel ao governo do Estado em 2010, tendo o ministro Walfrido Mares Guia como sucessor de Pimentel na prefeitura de Belo Horizonte. Mas há quem diga que o objetivo de Walfrido é o governo do Estado, o que representaria um complicador para o governador e para o atual prefeito de Belo Horizonte. Mas tudo vai depender do posicionamento do presidente Luis Inácio Lula da Silva no processo sucessório mineiro em 2010. Como a política é dinâmica, fica realmente dificil fazer qualquer previsão. Mas não será surpresa um atrito entre Walfrido e Pimentel pelo governo do Estado.

Nenhum comentário: