12 de março de 2007

PMDB já pensa alto


Com a reeleição de Michel Temer, o PMDB já começa a pensar alto. Ja fala em lançar candidato na sucessão presidencial de 2010, tendo como aliado o PT. A política é muito dinâmica. É difícil, portanto, fazer uma projeção para 2010, aida mais que o partido não saiu unido da convenção que reelegeu Michel Temer para mais um mandato de dois anos.
Quanto à uma possível aliança com o PT em 2010, também é dificil fazer qualquer previsão. O PT hoje é Lula. Vai depender, portanto, dele, Lula, que em 2010 não poderá disputar mais uma reeleição, a não ser que a Constituição seja modificada. E já tem gente do governo pensando nisso.
O fato mais importante da convenção do PMDB é que o partido saiu mais fortalecido. Com isso terá mais condições para valorizar uma negociacão mais ampla com o governo. Antes, a negociação estava restrita aos grupos dos senadores José Sarney e Renan Calheiros, que, por sinal, não compareceram à convenção.
WALFRIDO
Tudo indica que Walfrido Mares Guia deixa o ministério de Turismo para ocupar o ministério de Relações Institucionais, atualmente ocupado por Tarso Genro que iria para a Justiça. Para o ministério de Turismo, o governo pode nomear a ex-prefeita de São Paulo, Marta Suplicy. Mas o presidente Lula ainda não tomou a decisão. Fortalecido com a sua reeleição, Michel Temer vai lutar para o PMDB conquistar mais um ministério.

Nenhum comentário: