5 de janeiro de 2009

Articulações políticas terão prevalência em 2009

Na área política, ninguém tem dúvida de que as articulações partidárias terão prevalência em 2009, tendo em vista a sucessão estadual e presidencial de 2010.

No plano nacional, o presidente Lula dá sinais de que a chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, é sua candidata preferida à sua sucessão. Mas para isso, terá que buscar apoio em outros partidos e o mais visado é o PMDB.

O governador de São Paulo, José Serra, por sua vez, como postulante à presidência da República, juntamente com o governador de Minas, Aécio Neves, tem como seu principal aliado o prefeito Gilberto Kassab, o que significa o apoio do DEM à sua candidatura.

Mas terá primeiro que passar pela convenção do seu partido, o PSDB. Há quem diga Serra que tem maioria. Só que Aécio, outro postulante, quer conferir essa maioria. Por isso mesmo, defende a realização de prévias para a indicação do candidato. O partido, efetivamente, está rachado.

Na sucessão estadual, o quadro partidário é muito nebuloso, a começar pelo PT, que tem dois pré-candidatos, o ex-prefeito Fernando Pimentel e o ministro Patrus Ananias. Vai ser uma brigade foice.

Do lado do PSDB, ainda não se sabe se o partido terá candidato ao governo do Estado. Vai depender de Aécio, que dá sinais de que poderá apoiar Pimentel.

O PMDB joga com o nome do ministro Hélio Costa, que, no momento, desapareceu do noticiário político como candidato à sucessão de Aécio. Está encolhido.

Nenhum comentário: