21 de janeiro de 2009

Serra se fortalece unindo o PSDB de São Paulo

Ao convidar Geraldo Alckmin para participar do seu secretariado, o governador de São Paulo, José Serra, praticamente, uniu os tucanos daquele Estado em torno de sua candidatura à presidência da República em 2010.

Alckmin era o foco de resistência ao candidato Serra e que poderia alimentar entre os tucanos de São Paulo a candidatura do governador de Minas, Aécio Neves.

Com isso, o governador mineiro ficou sem palanque em São Paulo dentro do PSDB. Mas nem tudo está perdido para Aécio. Como bom articulador político, ele tem condições de buscar apoio em outros Estado ou, quem sabe, fazer um entendimento com Serra, em nome da unidade do partido.

Já se comenta na área política, por exemplo, que Aécio poderia disputar o Senado com o compromisso de Serra apoiá-lo na sucessão presidencial de 2014. Mas para isso, seria indispensavel o fim da reeleição, que teria de ser aprovada este ano. Com o presidente eleito, seria casuismo.



O fato é que muita coisa deverá ocorrer envolvendo a sucessão presidencial, não só do lado do governo, como também por parte da oposição.

Nenhum comentário: