28 de janeiro de 2009

A importância da presidência da Câmara

Em caso de afastamento, renuncia ou morte do presidente e do vice-presidente da Reública, assume o cargo o presidente da Câmara dos Deputados. É o que está expresso na Constituição. Dai a importância da eleição do futuro sucessor do deputado Arlindo Chinaglia na presidência do Legislativo.

O deputado peemedebista Michel Temer, de São Paulo, é o favorito para presidir a Câmara dos Deputados, em eleição marcada para o próximo dia 2, já que tem o apoio dos principais partidos como o PSDB, PT e o próprio PMDB.

O que coloca em risco a eleição de Temer é o fato de haver um acordo entre o PMDB e o PT pelo qual a presidência do Senado seria entregue a um representante do Partido dos Trabalhadores, no caso, o senador Tião Viana.

Só que o senador peemedebista José Sarney entrou na jogada e pretende entrar na disputa, rompendo assim com o acordo entre os dois partidos. Portanto, a eleição de Michel Temer corre risco, embora ainda seja considerado o favorito na disputa pela presidência da Câmara dos Deputados.

Nenhum comentário: