27 de janeiro de 2009

A árdua missão de Aécio

O governador Aécio Neves, politicamente, terá uma árdua missão este ano: viabilizar a sua candidatura à presidência da República em 2010 e fazer o seu sucessor.

A sua obstinação é ser o sucessor do presidente Lula. Para isso, terá como concorrente dentro do seu partido, o PSDB, o governador de São Paulo, José Serra.

A estratégia de Aécio, inicialmente, é trabalhar pela realização de prévias para a indicação do candidato. Serra ainda não se posicionou claramente sobre o critério para a indicação do candidato. É um assunto que terá de ser resolvido pela cúpula do partido.

A outra missão do governador de Minas é fazer o seu sucessor. Se o ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel, viabilizar a sua candidatura dentro do seu partido, o PT, ele poderá ter o apoio do governador.

Há quem diga que Aécio trabalha também com o nome do vice-governador Antônio Anastasia. Fora dos quadros do PSDB, postulam o governo de Minas os ministros Hélio Costa, do PMDB, e Patrus Ananias, do PT. Por aí se vê que o governador terá muito trabalho para fazer o seu sucessor. O que não lhe falta é habilidade política.

Nenhum comentário: