15 de maio de 2009

Sucessão mineira em banho-maria

A sucessão mineira continua em banho-maria, sem qualquer definição por parte dos partidos que postulam o governo do Estado em 2010.

Do lado dos tucanos, a situação é mais tranquila, porque tudo indica que o candidato do governador Aécio Neves será mesmo o atual vice-governador Antônio Anastasia. Dentro do PSDB, Anastasia não tem concorrente.

Situação também confortável é a do ministro peemedebista Hélio Costa, das Comunicações. Além de estar bem nas pesquisas, ele não tem concorrente dentro do seu partido. Mas como um aliado do governo federal, Hélio Costa deseja o respaldo do presidente Lula.

Por esta razão, o ministro defende uma aliança com o PT e tem conversado muito com o ministro petista Patrus Ananias, que postula também o governo do Estado, juntamente com o ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel.

A situação mais complicada está dentro do PT por causa da disputa entre Patrus e Pimentel. A direção nacional do partido quer uma decisão consensual e sem a realização de prévias para a escolha do candidato.

Isto significa que a decisão sobre o candidato petista ao governo de Minas virá de Brasília, ou seja, de cima para baixo. A previsão é de que as definições sobre a sucessão mineira só deverão ocorrer mais para o fim do ano. Até lá a sucessão continuará em banho maria.

Nenhum comentário: