4 de maio de 2009

Três querem a vaga de Simão Pedro no TCE

Agora são três os postulantes ao cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado na vaga de Simão Pedro que faleceu no último sábado.

Pela quarta vez consecutiva entra na disputa o funcionário Alexandre Bossi Queiroz, da Assembléia Legislativa. A sua postulação tem um sentido de protesto com o objetivo de mudar o sistema de escolha do cargo de conselheiro.

Alexandre sabe que o voto será político e para os deputados que concorrem ao cargo: Mauri Torres, do PSDB, e lider do governo na Assembléia Legislatativa, e Sebastião Helvecio, do PDT.

A indicação é da Assembléia Legislativa. Consequentemente, o candidato terá que ser aprovado pelo plenário do Legislativo.

O cargo de conselheiro do TCE é muito disputado por ser vitalício e o salário corresponde a de um desembargador do Tribunal de Justiça. É muita grana.

O que se comenta na Assembléia é que o deputado Sebastião Helvécio tem o respaldo do governador Aécio Neves pelo fato de desistindo da disputa pela prefeitura de Juiz de Fora, beneficiando assim Custódio Mattos, que acabou se elegendo prefeito do municipio.

Sebastião Helvécio é também muito estimado entre os parlamentares dos diversos partidos. Já Mauri Torres foi presidente da Assembléia e é o atual lider do governo na Casa.

Dizem que o seu padrinho é o secretário de Governo, Danilo de Castro, com quem fez dobradinha em várias eleições. É difícil, portanto, apontar agora um favorito.

Nenhum comentário: