27 de maio de 2009

Governo terá que ceder ao PMDB nos Estados

Para atrair o PMDB no apoio à candidatura da ministra Dilma Rousseff na sucessão presidencial de 2o10, o governo terá que ceder espaço aos peemedebistas nos Estados onde o partido se apresenta em melhores condições eleitorais.

É o caso de Minas Gerais onde o ministro Hélio Costa, do PMDB, está bem nas pesquisas como candidato ao governo do Estado. Já dissemos isso neste mesmo espaço. Mas agora, a cúpula do PMDB fazer fazer chegar ao presidente Lula que em pelo menos em dez Estados o partido não abre mão de disputar o governo nas eleições de 2010. Quer dizer: o governo, ou melhor, o PT terá que abrir mão na disputa pelo governo nesses Estados.

É claro que o governo dispõe de outros instrumentos para atender aos peemedebistas sem abrir espaço nos Estados. Já se fala, por exemplo, que o ministro Hélio Costa, das Comunicações, poderia ser o vice de Dilma Rousseff. Com isso, o PT ficaria mais fortalecido para disputar o governo de Minas com o ministro Patrus Ananias ou com o ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel. Mas por enquanto, é só especulação.

Nenhum comentário: