19 de abril de 2012

Nas grandes cidades a briga é entre PT,PSDB e PMDB

Nas sete cidades mineiras onde poderá haver eleição em segundo turno - Belo Horizonte, Betim, Montes Claros, Uberaba,Contagem, Uberlândia e Juiz de Fora - a disputa maior pelo comando do município é entre o PT, PSDB e PMDB.

Em Belo Horizonte, com 1.843.349 eleitores, o prefeito Márcio Lacerda, do PSB, está numa situaçao confortável, já que tera o apoio dos dois principais partidos: PT e PSDB.

O seu provável adversário será o peemedebista Leonardo Quintão, que perdeu para Márcio Lacerda na eleição anterior. O PMDB tem outro nome: deputado Sávio Souza Cruz.

Entrariam na disputa o deputado Eros Biondini, do PTB, Délio Malheiros, do PV. Mas nenhum deles assusta o prefeito Márcio Lacerda.

Em Contagem, com 425.828 eleitores,o ex-deputado Ademir Lucas, do PSDB, está bem nas pesquisas. Mas ele ainda não decidiu se será candidato.

O deputado Durval Ângelo, do PT, tem o apoio da prefeita Marília Campos, na disputa pelo comando do município. Outro que entra na disputa é o deputado Carlim Moura, do PC do B.

Betim, com 249.219 eleitores, tem por enquanto dois candidatos: a prefeita Maria do Carmo Lara, do PT, que vai tentar a reeleição, e o deputado federal Carlaile Barbosa, do PSDB. Vai ser uma disputa duríssima.

Em Juiz de Fora, que tem 380.560 eleitores, o prefeito´Custódio Mattos, do PSDB, é candidato a reeleição, tendo como concorrente a petista Margarida Salomão.

Na principal cidade do Norte de Minas, Montes Claros, com 241.876 eleitores, o prefeito Luiz Tadeu, do PMDB, tenta a reeleição. O seu adversário será o deputado federal Jairo Ataide, do DEM.

No Triângulo Mineiro, Uberaba e Uberlândia poderão ter eleição em segundo turno. Na primeira, o atual prefeito Anderson Adauto não poderá disputar a reeleição e até o momento não definiu o seu candidato. O PSDB deve indicar o ex-deputado Fahim Sawan. Uberaba tem 210.950 eleitores.

Em Uberlândia, com 435.157 eleitores, vão para a disputa o deputado federal Gilmar Machado, do PT, e o estadual Luis Humberto, do PSDB.

Outra cidade que poderá ter eleição em segundo turno é Governador Valadares. No momento, ela tem 196.299 eleitores, mas poderá chegar aos 200 mil até o próximo dia 9 data de encerrameto do prazo para inscrição de novos eleitores.

A atual prefeita, Elisa Costa, do PT, é candidata a reeleição e terá como concorrente provavelmente Augusto Barbosa ou Maurício Novaes, do PSDB.
O deputado estadual Bonifácio Mourão, do PSDB, seria o nome capaz de faturar a eleição. Mas ele disse que não é candidato.

Em todas essas sete cidades, há um equilíbrio de forças entre os candidatos do PT, PSDB e PMDB.O favoritismo mesmo é só em Belo Horizonte, com o prefeito Márcio Lacerda, tentanto a reeleição e com um forte apoio partidário.

Nenhum comentário: