15 de dezembro de 2012

Aécio vai mesmo para a oposição?

Na condição de virtual candidato à presidência da República em 2014, o senador Aécio Neves deverá abandonar o seu estilo conciliador e partir mesmo para a oposição ao governo da presidente Dilma Rousseff.

Pelo menos, esse é o desejo das principais lideranças tucanas, mesmo porque para ser candidato de oposição tem de fazer oposição. Aécio, por enquanto, está apenas cutucando a presidente Dilma. Mas deve endurecer o seu discurso de críticas ao governo do PT.

Aécio, no entanto, não pode avançar muito. Tem de esperar um pouco sobre o que poderá ocorrer do lado governo. Ninguém tem dúvida de que a presidente Dilma vai tentar a reeleição com o apoio dos partidos aliados. A incognita é o PSB do governador Eduardo Campos, de Pernambuco, que aspira também a presidência da República.

O seu principal aliado deverá ser mesmo o PMDB, que não abre mão da vice com Michel Temer. E o ex-presidente Lula? É outra incognita. Pode até entrar na disputa, mas a tendência dele é apoiar a reeleição da presidente Dilma Rousseff.

Conclusão: a disputa ficará  restrita à presidente Dilma Rousseff (reeleição) e ao senador Aécio Neves. E quem vai conduzir o processo é a economia. Se ela estiver bem em 2014, Dilma é a favorita. Caso contrário, Aécio pode ser o próximo presidente como candidato de oposição.

Nenhum comentário: