17 de dezembro de 2015

Impechement na estaca zero

Por 6 votos a 5, o Supremo Tribunal Federal invalidou a comissão especial constituida na Câmara dos Deputados para examinar o pedido de impechement da presidente Dilma Rousseff. Decidiu ainda que a palavra final sobre o afastamento da presidente é do Senado.

O relator Luiz Edson Fachin, em seu voto, manteve a decisão da Câmara. Mas 5 ministros entenderam que a votação deveria ser aberta e não secreta. Quem deu o úlitmo voto a favor da nulidade da comissão especial foi o presidente do STF, ministro Ricardo Lewandowski.

Com a decisão do STF, o pedido de impechement voltou a estaca zero. O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, estranhou a decisão, porque alguns pontos do processo não ficaram bem esclarecidos. Por isso mesmo, já marcou para segunda-feira uma reunião com as lideranças partidárias para uma melhor avaliação sobre a decisão do STF.

Foi uma vitória da presidente Dilma Rousseff, porque a decisão do pedido de seu afastamento não será mais da Câmara, mas, sim, do Senado, onde ela tem mais força.

Nenhum comentário: