4 de setembro de 2020

Conflito de vaidades

 É pura vaidade esse conflito entre o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e o ministro da Economia, Paulo Guedes. Cada um querendo aparecer mais do que o outro.

Com o apoio de uma parte da grande mídia, Rodrigo Maia quer se transformar em primeiro ministro num regime presidencialista. Dá palpite em tudo. Já brigou com o presidente Jair Bolsonaro e agora está atritado com o ministro, porque Paulo Guedes proibiu a sua equipe de almoçar com ele. É muita vaidade.

Só que o reinado de Rodrigo Maia como presidente da Câmara dos Deputados vai até fevereiro, quando haverá nova eleição para a Mesa do Legislativo e ele não poderá disputar a reeleição. A Constituição proíbe. Mas ele articula para continuar no cargo caso o STF decida que é possível mais uma reeleição.

Já o ministro Paulo Guedes se julga o dono absoluto da economia do Pais. Entrou em conflito com os senadores por causa de sua declaração acusando o Senado de crime em decorrência da rejeição de um veto presidencial.

Guedes quase foi demitido ao  dizer que o furo do teto de gasto público poderia caminhar para um processo de impeachment sem citar o nome do presidente Jair Bolsonaro. Esse conflito de vaidade entre Paulo Guedes e Rodrigo Maia só prejudica o País. Infelizmente.

REFORMAS

Dificilmente, o Congresso Nacional aprovará a reforma tributária. O próprio governo retirou o seu pedido de urgência para aprovação do projeto. Já a reforma administrativa é mais fácil de ser aprovada, já que ela não mexe com os atuais servidores. Ela estabelece novas normas para os futuros funcionários.

Nenhum comentário: