14 de setembro de 2020

Trampolim para ganhar o governo

 Reeleito em novembro próximo, o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, usará a prefeitura como trampolim para se eleger governador de Minas em 2022. Consequentemente, não cumpriria integralmente o seu mandato, já que teria que desincompatibilizar-se para disputar a eleição para governador.

Mas ele não seria o único. Helio Garcia, Eduardo Azeredo e Fernando \Pimentel passaram pela prefeitura para chegar ao governo de Minas. É uma prática condenável, porque foram eleitos para cumprir integralmente o mandato. Só que a legislação permite.

Alexandre Kalil é apontado como favorito para conquistar mais um mandato. Mais por falta de uma liderança forte em Belo Horizonte. O PSDB e o PT seriam os partidos em condições de competir com o atual prefeito. Mas os seus possíveis candidatos são fracos.

O governador Romeu Zema, que faz oposição ao prefeito, ainda não se manifestou sobre a eleição de Belo Horizonte, ou melhor, ainda não tem um candidato declarado.

Na mesma situação, está o presidente Jair Bolsonaro. Ele já declarou que não participará das eleições municipais. Mas continua fazendo campanha, pensando, provavelmente, na sua reeleição em 2022.

Nenhum comentário: