27 de agosto de 2009

Deputados querem um puxador de votos


Não basta ter um bom cabo eleitoral para se eleger deputado estadual e federal ou senador. O importante é ter um puxador de votos na eleição majoritária de presidente da República e de governadores.

Partido que não tem candidato na eleição majoritária fica sem força política para aumentar a sua representação nas casas legislativas. O PT diminuiu a sua bancada na Câmara Municipal de Belo Horizonte porque não teve candidato próprio à prefeitura. Faltou o candidato próprio puxando votos.
O DEM vem perdendo força política na maioria das casas legislativas do País porque está abrindo mão de concorrer aos governos dos Estados. Minas Gerais está nessa situação. Atualmente, o DEM tem apenas um governador, o do Distrito Federal, José Roberto Arruda (foto acima).

No caso de Minas Gerais, o PMDB tem esperança de aumentar a sua representação na Assembléia Legislativa e no Congresso Nacional caso o partido entre na disputa pelo governo do Estado com candidato próprio.

Na mesma situação está o PT. Se o partido for para a disputa com Patrus ou Pimentel, a sua representação crescerá na Assembléia Legislativa e no Congresso Nacional. Mas havendo coligaçao entre os dois partdos, não se sabe quem cresceria mais.

Com exceção do PSDB, que terá candidato , os demais partidos vão na garupa daqueles que tentarão com candidaturas próprias o governo do Estado. Continuarão estagnados.

Nenhum comentário: