12 de agosto de 2009

Os grandes partidos estão fracionados

Os grandes partidos como o PMDB, PSDB e PT cresceram quando chegaram ao poder. Depois se digladiaram internamente por mais poder e acabam perdendo a sua própria identidade. Se não perderam, estão fracionados.

Foi assim com o PMDB - José Sarney e Itamar Franco na presidência da República. Com os tucanos não foi diferente com Fernando Henrique Cardoso na chefia do governo e, agora, com o PT do presidente Lula.

Apesar de ser o maior partido do Pais, o PMDB, que nasceu unido, está hoje dividido e sem uma liderança forte em condições de disputar a presidência da República.

O PSDB está também rachado na disputa pela pela presidência da República entre os governadores de Minas, Aécio Neves, e o de São Paulo, José Serra.

O PT, em nível nacional, só não vai para o racha, porque o presidente Lula se antecipou na indicação da ministra Dilma Rousseff como candidata à sua sucessão, evitando assim a disputa dentro do partido. Em outras palavras: criou um fato consumado.

Mas em alguns Estados, o PT tem problemas. Aqui em Minas, por exemplo,há uma disputa surda entre o ministro Patrus Ananias e o ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel pelo governo do Estado em 2010.

O desfecho é imprevisível sobre o que poderá ocorrer com os grandes partidos nas eleições do ano que vem.

Nenhum comentário: